OS VINHOS
Os solos mais adequados à vinha são os típicos barros, solos argilosos com maior ou menor teor de calcário, que criam as melhores uvas para vinhos de superior qualidade.
As características ímpares da região ao nível do seu terroir e castas autóctones fizeram dos vinhos Bairrada produtos singulares e únicos no mundo. Vinhos de personalidade forte e sabor genuíno.
A produção de vinhos na Bairrada está documentada desde, pelo menos, o período romano, mas testemunhos mais concretos só surgiram em plena Idade Média.
Foi com a produção de vinho tinto que a Bairrada passou a ser reconhecida como região vinícola por excelência. No entanto, os vinhos brancos têm vindo a assumir ao longo do último século um importante papel, principalmente na produção de espumantes naturais, na qual a Bairrada foi pioneira em Portugal.
A criação de Espumantes aconteceu há 125 anos, pela mão do Eng. Tavares da Silva, nas actuais instalações da Estação Vitivinícola da Bairrada, que "importou" para a Região os preceitos do método Champanhês (método clássico de fermentação em garrafa).
Apesar da sua longa história, o reconhecimento da região da Bairrada como região vitivinícola demarcada tornou-se oficial apenas no ano de 1979.
Os vinhos da Bairrada, ricos e cheios de alma, retratam a terra farta de onde provêm numa variedade surpreendente para uma só região, onde a Baga, variedade que pode originar vinhos base espumante, vinhos rosados e vinhos tintos, assume particular destaque.